Tentação - A maior arma de Satanás

O maior inimigo de nossas almas, Satanás - o opositor de Deus,  se utiliza de algumas armas a fim de destruir o nosso relacionamento com Deus, e a sua maior arma certamente é a Tentação.


No princípio, Eva foi tentada por satanás, e como resultado da estratégia utilizada pelo diabo, o pecado adentrou no mundo.

Através da Tentação de Eva, podemos observar algumas das estratégias utilizadas por satanás.

Mas quais estratégias foram utilizadas na tentação de Eva?
Muitas vezes o nosso inimigo pode se manifestar de forma que aparentemente não tem maldade, ou mesmo parecer coisas inocentes, a fim de nos enganar. Satanás pode se manifestar-se de muitas maneiras. No caso de Eva ele  se manifestou em forma de serpente (Gn 3.1-24). O apostolo Paulo, escreveu que pode até mesmo se transfigurar em anjo de luz (2 co 11.14). Em uma ocasião usou Pedro como meio para atacar a Jesus (MT 16.22-23).

Satanás tentará de muitas formas nos tentar, ele tentou a Jesus três vezes, e com Eva não foi diferente. Mas Jesus resistiu e foi vencedor sobre a tentação.

A primeira arma utilizada contra Eva foi: “Despertar dúvida sobre a veracidade da Palavra de Deus.”

Satanás é o pai da mentira (Jo 8.44), e naquela ocasião no Jardim do Eden ele perguntou a Eva, torcendo a palavra de Deus dizendo: “Não comereis de toda arvore?” (Gn 3.1) e neste caso Deus disse: “De toda árvore comereis”, (Gn 2.16,17). Deus também disse: “Para que não morrais” (Gn 3.3) e o diabo toceu novamente, “Certamente não morrereis” (Gn 3.4).

A dúvida estava plantada.

Observamos que Satanás sempre procura gerar dúvidas a respeito do que Deus lhe falou, a fim de lhe fazer duvidar das suas promessas e da palavra dEle sobre sua vida. Não dê ouvido as dúvidas, fique firme na palavra do Senhor. Ele é fiel para cumprir as promessas em sua vida e Sua palavra é verdadeira.

A segunda arma utilizada foi por dúvidas sobre as intenções de Deus para com eles, insinuando que Jeová não queria que os homens fossem tão felizes como Ele, pois não gostaria que se tornassem tais quais Ele. (Gn 3.5). O Homem já possuía tudo, tinha domínio sobre tudo, vivia em paz na terra, mas mesmo assim, a ambição de sempre querer mais, acabara corrompendo Eva.

A terceira arma utilizada foi despertar neles o desejo de ser igual a Deus, querer ter a glória de Deus. 

Este também foi o desejo de Satanás, e foi este pecado que o derrubara do céu (Is 14.14). Muitos hoje em dia também querem roubar a glória que deve ser destinada a Deus. Toda a glória pertence ao Senhor Jesus Cristo. Deus Seja Louvado.

O poder da tentação estava ocupando tanto o entendimento como o sentimento e a concupiscência dos olhos,(Gn 3.6; 1 Jo 2.16).

A vontade deles estava sendo conquistada por um desejo ilícito. Só faltava uma coisa: a própria ação.

A vontade já contaminada deu o impulso às mão de Eva, para que tomasse do fruto e comece, e Eva cedeu: Tomou, comeu e deu a Adão para que também comesse. (Gn 3.6).

A catástrofe, a maior de todos os tempos, havia acontecido.

Diz a Bíblia que: Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. (MT 6.22). Eva estava no centro do jardim, ela não deveria estar ali, provavelmente estava ali olhando a arvore ou os frutos que ali haviam.

Devemos também ter o cuidado com os nossos olhos, e onde nós andamos, para que o meio em que nós estamos não se torne propício para que assim como Eva, tomamos, e comamos do Fruto que gerará a morte em nossas vidas.

A nossa maior arma contra a tentação é o Jejum, a Oração, a Leitura e a Meditação na Palavra de Deus. Ore, Jejue, busque a Deus, leia a Bíblia, medite em Suas palavras e assim vença as tentações.

A Paz do Senhor seja convosco.


Postar um comentário

0 Comentários