A História de Débora - A Ama de Rebeca

 

A História de Débora

DÉBORA FOI A AMA DE REBECA, A ESPOSA DE ISAQUE. SUA HISTÓRIA É CONTADA NO LIVRO DE GENESIS. 

APESAR DE A BÍBLIA NÃO TRAZER MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE SUA VIDA, ELA NOS DEMONSTRA QUE DÉBORA TEVE UMA GRANDE IMPORTANCIA PARA A FAMILIA DE REBECA, E SUA MORTE FOI MOTIVO DE LAMENTAÇÃO PARA A FAMILIA DO PATRIARCA ISAQUE.

QUANDO O SERVO DE ABRAÃO FOI ATÉ A CIDADE DE NAOR PARA BUSCAR UMA ESPOSA PARA ISAQUE, ELE FICOU PRÓXIMO DE UM POÇO QUE FICAVA PERTO DA ENTRADA DA CIDADE. ALI PELA PROVIDENCIA DIVINA, ENCONTROU REBECA, AQUELA QUE SERIA A FUTURA ESPOSA DE ISAQUE E MATRIARCA DA NAÇÃO DE ISRAEL.

REBECA FIZERA CONFORME A ORAÇÃO DO SERVO DE ABRAÃO, E POR ESTE MOTIVO FOI ESCOLHIDA PARA SE CASAR COM ISAQUE, O HERDEIRO DE ABRAÃO.

APÓS ELIEZER, O SERVO DE ABRAÃO APRESENTAR OS MOTIVOS DE SUA VIAGEM PARA BETUEL E LABÃO, ELES CONCORDARAM EM ENTREGAR SUA FILHA COMO ESPOSA A ISAQUE E ELA TAMBÉM ACEITOU SE CASAR COM ELE.

DÉBORA FAZIA COMPANHIA A REBECA, TALVEZ DESDE O SEU NASCIMENTO, E ACABOU SE TORNANDO COMO UMA SEGUNDA MÃE PARA ELA. 

QUANDO A JOVEM FOI AO ENCONTRO DE ISAQUE, DÉBORA A ACOMPANHOU.

ELA SE TORNOU MUITO QUERIDA PARA A FAMILIA DE ABRAÃO, ESTEVE COM A FAMILIA PATRIARCAL POR PELO MENOS DUAS GERAÇÕES COMPLETAS E CHEGOU A CONHECER OS TRES GRANDES PATRIARCAS DE ISRAEL. 

PROVAVELMENTE AJUDOU A CRIAR JACÓ E ESAÚ.

A MORTE DE DÉBORA É MENCIONADA NO TEXTO SAGRADO, POR TER SIDO AMADA POR TODOS, E EMBORA TIVESSE UMA POSIÇÃO SIMPLES, ERA GRANDE PARA ELES.

EM GENESIS 35.8 OBSERVAMOS QUE QUANDO DÉBORA MORREU ELA FOI ENTERRADA JUNTO A UM CARVALHO EM BETEL.

BETEL ERA UM LOCAL ESPECIAL. ALI JACÓ TIVERA UM ENCONTRO COM DEUS E ALI DEUS RENOVOU AS PROMESSAS FEITAS A ABRAÃO EM SUA VIDA,  E POR VARIAS VEZES OBSERVAMOS QUE ALTARES ERAM ALI LEVANTADOS COM O OBJETIVO DE ADORAR A DEUS.

ANTERIORMENTE ALI ERA CHAMADO DE LUZ, MAS SEU NOME FOI MUDADO PARA BETEL: A CASA DE DEUS.

ALI JACÓ PRESENCIOU AS MARAVILHAS DE DEUS E TAMBÉM FORTALECEU A SUA FÉ.

DÉBORA FOI ENTERRADA EM UM LUGAR ESPECIAL, E O LOCAL ONDE DÉBORA FOI ENTERRADA FOI CHAMADO DE ALOM-BACUTE, QUE NO HEBRAICO SIGNIFICA CARVALHO DA LAMENTAÇÃO OU CARVALHO DO PRANTO. 

AQUELE LUGAR SE TORNOU UM MEMORIAL PARA LEMBRAR A GRANDE MULHER QUE ELA FOI PARA AQUELA FAMILIA.

Postar um comentário

0 Comentários