A HISTÓRIA DE TAMAR - A NORA DE JUDÁ NA BÍBLIA

 



TAMAR É CONHECIDA NA BÍBLIA POR TER SIDO NORA DE JUDÁ, MAS TAMBÉM POR TER SIDO MÃE DE DOIS DE SEUS FILHOS. 

SUA HISTÓRIA ESTÁ REGISTRADA NO LIVRO DE GENESIS NO CAPITULO 38.

TAMAR ERA ESPOSA DE ER, O FILHO MAIS VELHO DE JUDÁ.  ER AOS OLHOS DO SENHOR ERA UMA PESSOA PERVERSA E O TEXTO BÍBLICO NOS DIZ QUE POR ESTE MOTIVO O SENHOR DEUS O FEZ MORRER. TAMAR AINDA NÃO HAVIA DADO FILHOS A ELE, E ESTANDO VÍUVA E SEM FILHOS, FOI DADA COMO ESPOSA A ONÃ O IRMÃO DE ER.

ERA COSTUME NAQUELA ÉPOCA, QUE O SEGUNDO IRMÃO ASSUMISSE A VÍVUA DO QUE HAVIA MORRIDO, PARA QUE PUDESSE DAR CONTINUIDADE A LINHAGEM DAQUELE QUE TIVESSE MORRIDO. COMO A POLIGAMIA ERA NATURAL NAQUELE TEMPO, MESMO QUE O IRMÃO JÁ TIVESSE ESPOSA, A OUTRA PODERIA SER FACILMENTE ADICIONADA AO CIRCULO FAMILIAR DO IRMÃO JÁ CASADO.


ONÃ NÃO QUERIA DAR FILHOS A TAMAR, POR ESTE MOTIVO  A BÍBLIA NOS INFORMA QUE ONÃ INTERROMPIA A RELAÇÃO, DERRAMANDO O SEMEN NO CHÃO, A FIM DE EVITAR A CONCEPÇÃO DE TAMAR. DESTA FORMA ER NÃO TERIA DESCENDENTES POR MEIO DELE.

A ATITUDE PECAMINOSA E EGOISTA DE ONÃ, ALÉM DE SUA DESOBEDIENCIA EM CUMPRIR SEU PAPEL DEIXOU O SENHOR DEUS IRADO AO PONTO DE MATÁ-LO, TALVEZ DE ALGUMA DOENÇA OU ACIDENTE.

SENDO ASSIM, TAMAR FICOU NOVAMENTE SEM MARIDO E IMPOSSIBILITADA ENTÃO DE TER FILHOS.

JUDÁ TEMEU ENTREGA-LA COMO ESPOSA PARA SEU FILHO MAIS NOVO SELÁ, POIS SEUS OUTROS DOIS FILHOS JÁ HAVIAM MORRIDO AO SE CASAREM COM ELA.

JUDÁ ACABOU A MANDANDO DE VOLTA PARA CASA DO PAI DELA E USOU COMO DESCULPA O FATO DE QUE SELÁ AINDA ERA MUITO JOVEM PARA SE CASAR.

TAMAR USOU DE UMA ESTRATÉGIA OUSADA PARA FORÇAR JUDÁ A ENTREGAR SEU TERCEIRO FILHO.

AO SABER QUE JUDÁ , ESTAVA INDO PARA TIMNA, após ficar viúvo, A FIM DE ACOMPANHAR O TOSQUEAMENTO DAS OVELHAS, TAMAR RETIROU AS VESTES DE SUA VIUVES, QUE ERAM ROUPAS ESPECIAIS AS QUAIS AS VIUVAS USAVAM PELO RESTO DA VIDA E SE DISFARÇOU DE PROSTITUTA, E COBRIU SEU ROSTO BUSCANDO SEDUZIR JUDÁ.

TAMAR ENTÃO FICOU A BEIRA DA ESTRADA ESPERANDO JUDÁ. JUDÁ ENTÃO AO AVISTA-LA FEZ A PROPOSTA DE DORMIR COM ELA, E COMO RECOMPENSA LHE DARIA UM CABRITO.

TAMAR ENTÃO PEDIU UM PENHOR, EM GARANTIA DE QUE LHE DARIA O CABRITO. ELA EXIGIU QUE JUDÁ LHE DESSE O SEU SELO, O CORDÃO E SEU CAJADO. ESSAS SERIAM AS PROVAS QUE ELA TERIA DE QUE HAVIA TIDO RELAÇÕES COM JUDÁ.

A BÍBLIA NOS INFORMA QUE ELA FEZ ISTO, POIS SELÁ JÁ HAVIA CRESCIDO PORÉM JUDÁ NÃO A HAVIA OFERIDO EM CASAMENTO.

O PLANO DE TAMAR FOI BEM SUCEDIDO E  ELA ACABOU FICANDO GRAVIDA DELE.

 APÓS TRES MESES PERCEBERAM QUE ELA ESTAVA GRÁVIDA, E A  ACUSARAM DE PROSTITUIÇÃO POR TER FICADO GRÁVIDA EMBORA NÃO TIVESSE MARIDO.

JUDÁ ENTÃO MANDOU QUEIMA-LA VIVA POR CAUSA DO QUE ACONTECERA. A MORTE NA FOGUEIRA ERA UMA PENA QUE ESTA ESCRITA NO CÓDIGO DE HAMURABI, E QUE ERA IMPOSTA EM CASOS DE ADULTERIO.  ATÉ ENTÃO ELE NÃO SABIA QUE ELE PROPRIO ERA O PAI DA CRIANÇA. QUANDO OS HOMENS A AGARRARAM, ELA DECLAROU A TERRIVEL VERDADE SOBRE JUDÁ. ELE ERA O PAI DE SEU FILHO.

JUDÁ ENTÃO RECONHECEU E CONFESSOU SEU PECADO, E NÃO MAIS ACUSOU TAMAR.

COMO RESULTADO, TAMAR CONSEGUIU O FILHO QUE TANTO DESEJAVA. E TAMAR ACABOU SENDO FILHO DE GEMEOS, SEUS NOMES ERAM PEREZ E ZERÁ. ELES FORAM ANCESTRAIS DO REI DAVI E DE JESUS CRISTO.

Postar um comentário

0 Comentários