SAUL FOI O PRIMEIRO REI DE ISRAEL.
SAUL SE TORNOU REI QUANDO O POVO ISRAELITA DECIDIU QUE NÃO QUERIA MAIS SER GOVERNADO POR JUIZÉS, MAS SIM POR UM REI QUE OS DEFENDESSE DOS POVOS INIMIGOS.
SUA HISTÓRIA É CONTADA NO LIVRO DE 1 SAMUEL, DO CAPITULO 9 AO CAPITULO 31.
COMO SAUL SE TORNOU REI DE ISRAEL?
O NOME SAUL VEM DO HEBRAICO E SIGNIFICA, SOLICITADO. FOI O PRIMEIRO REI DE ISRAEL E SEU REINADO DUROU CERCA DE 20 ANOS ENTRE OS ANOS DE 1020 E 1000 ANTES DE CRISTO.
ERA UM HOMEM DE GRANDE ESTATURA, QUE SE SOBRESSAIA SOBRE OS DEMAIS.
SEU REINADO DEU INICIO QUANDO O POVO DE ISRAEL DEIXOU DE SER GOVERNADO PELO JUIZES.
O GOVERNO DOS JUIZES TERMINOU DESORGANIZADO E EM CORRUPÇÃO. COM O PAÍS FRAGMENTADO, OS INIMIGOS DE ISRAEL ATACAVAM OS ISRAELITAS QUASE QUE DIARIAMENTE.
A EXPECTATIVA DO POVO DE ISRAEL ERA QUE UM REI UNISSE O POVO E PROVESSE PROTEÇÃO AOS CIDADÃOS.
SAUL COMEÇOU SEU REINADO HUMILDE, PORÉM COM O PASSAR DO TEMPO ACABOU SE PERDENDO E TORNANDO-SE ARROGANTE.
SAUL ERA UM GRANDE GUERREIRO, MATOU MUITOS INIMIGOS, O QUE ERA ALGO COMUM PARA A ÉPOCA. PORÉM DAVI EXCEDEU A SAUL.
ENQUANTO SAUL MATOU MILHARES, DIZ O TEXTO BÍBLICO QUE DAVI MATOU DEZENAS DE MILHARES. (1 SAMUEL 8.7).
QUEM FOI SAUL?
SAUL ERA FILHO DE QUIS, DA TRIBO DE BENJAMIM. EMBORA A BÍBLIA NÃO MENCIONE SE ELE TEVE IRMÃOS OU IRMÃS, É BEM PROVAVEL QUE O TIVESSE. O QUE SABEMOS É QUE ELE TEVE QUATRO FILHOS COM SUA PRIMEIRA MULHER, E COM UMA COMCUBINA TEVE OUTROS DOIS FILHOS. TAMBÉM TEVE DUAS FILHAS, SENDO UMA DELAS MICAL QUE FOI ESPOSA DE DAVI.
O TEXTO BÍBLICO NÃO TRÁS MUITAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DA JUVENTUDE DE SAUL. AO QUE PARECE, SUA FAMILIA TINHA POSSES E ERA INFLUENTE DENTRE O POVO. SEU PAI ERA UM CRIADOR DE ANIMAIS, DOS QUAIS ALGUNS ASNOS SE PERDERAM. ISTO FEZ COM QUE SAUL SAÍSSE A PROCURA-LOS E ACABASSE POR ENCONTRAR NO CAMINHO, O PROFETA SAMUEL.
SAMUEL RECONHECEU SAUL COMO SENDO O PRIMEIRO REI DE ISRAEL. UM JOVEM BONITO, FORTE E ALTO. TALVEZ SUAS CARACTERISTICAS FÍSICAS PODEM TER INFLUENCIADO A ESCOLHA DE SAMUEL, SEJA COMO FOR, AQUELE JOVEM ACABARIA SE TORNANDO O PRIMEIRO MONARCA DA HISTÓRIA DE ISRAEL.
SAUL FOI UNGIDO POR SAMUEL EM GILGAL, E EMBORA SAUL TENHA COMEÇADO SENDO UMA PESSOA HUMILDE, COM O TEMPO ACABOU SE TORNANDO ARROGANTE. DENTRE SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS COMO REI, ESTAVA A NECESSIDADE DE UNIR E ARMAR O POVO ISRAELITA PARA SE DEFENDER DOS CONSTANTES ATAQUES DOS FILISTEUS.
NO INICIO SAUL TINHA UM EXÉRCITO DE CERCA DE 3 MIL HOMENS, E COM ELE ENFRENTOU OS FILISTEUS QUE EMBORA FOSSEM MAIS BEM EQUIPADOS, ACABARAM SENDO DERROTADOS PELO EXERCITO DE SAUL EM MICMAS.
SAUL CONSEGUIU TER SUCESSO EM SUAS BATALHAS. NÃO SÓ CONTRA OS FILISTEUS, MAS TAMBÉM CONTRA OS AMONITAS E AMALEQUITAS.
O DECLINIO DE SAUL
EM 1 SAMUEL NO CAPITULO 13, OBSERVAMOS A PRIMEIRA TRANSGRESSÃO DE SAUL COMO REI. OS FILISTEUS HAVIAM REUNIDO UM GRANDE EXERCITO PARA GUERREAR EM MICMAS. NAQUELA OCASIÃO, SAUL ESPEROU POR SAMUEL PARA OFERECER OS SACRIFICIOS NECESSÁRIOS PARA OBTER O FAVOR DO SENHOR DEUS, PORÉM POR SETE DIAS SAMUEL NÃO APARECEU ALI.
SAUL FICOU IMPACIENTE DIANTE DAQUELA SITUAÇÃO, E DECIDIU REALIZAR OS SACRIFICIOS E DAR CONTINUIDADE A BATALHA SEM A PRESENÇA DE SAMUEL.
LOGO EM SEGUIDA SAMUEL CHEGOU E REPREENDEU SAUL POR SE INTROMETER NO TRABALHO SACERDOTAL. ELE AINDA PROFETIZOU QUE O REINADO DE SAUL NÃO DURARIA MUITO TEMPO E QUE SUA FAMÍLIA NÃO DARIA CONTINUIDADE AO REINADO DE ISRAEL.
SAMUEL DEU A ORDEM PARA QUE SAUL REALIZASSE UMA DESTRUIÇÃO TOTAL DOS AMALEQUITAS, MATANDO TODOS OS HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS, INCLUSIVE OS ANIMAIS DOMÉSTICOS. ESSE TIPO DE ATAQUE REPRESENTAVA UMA OFERTA QUEIMADA COMPLETA, OU SEJA, UM HOLOCAUSTO A YAHWEH. EM ALGUNS CASOS, ATÉ MESMO CONSTRUÇÕES E PLANTAÇÕES ERAM DESTRUIDOS.
SAUL DESOBEDECEU AS ORDENS DE SAMUEL AO DEIXAR AGAGUE, O REI AMALEQUITA VIVO JUNTO COM ALGUMAS CABEÇAS DE GADO.
SAMUEL FICOU ENFURECIDO COM A DESOBEDIENCIA DE SAUL. MATOU O REI DOS AMALEQUITAS E NOVAMENTE CONFIRMOU A PROFECIA DE QUE SAUL NÃO SERIA REI DE ISRAEL POR MUITO TEMPO.
APÓS ESTE EPISÓDIO, TORNOU-SE CONHECIDO QUE DAVI SUBSTITUIRIA SAUL COMO REI, ISSO DEIXOU SAUL IRADO, AO PONTO DE PERSEGUIR DAVI A FIM DE MATA-LO.
EM MEIO A ESSA OBCESSÃO EM ACABAR COM A VIDA DE DAVI, SAUL MATOU O SACERDOTE AIMELEQUE, QUE SAUL CONSIDERAVA UM APOIADOR DE DAVI.
SAUL NÃO CONSEGUIU CONCLUIR SEU PLANO DE MATAR A DAVI, E COM O TEMPO SAUL FOI PERDENDO SUA RACIONALIDADE, SE AFASTANDO DE DEUS E SE TORNANDO AINDA MAIS CRUEL.
A MORTE DE SAUL
APÓS A MORTE DE SAMUEL, SAUL HAVIA PERDIDO UMA BATALHA PARA OS FILISTEUS, E EM MEIO AO DESESPERO, DECIDIU CONSULTAR UMA BRUXA QUE ERA MÉDIUM EM EN-DOR. SAUL HAVIA ABANDONADO AO SENHOR DEUS, E DECIDIU BUSCAR NO OBSCURO DO SOBRENATURAL O CONSELHO QUE TANTO DESEJAVA.
A MÉDIUM TROUXE AS RESPOSTAS QUE SAUL QUERIA, PORÉM A MENSAGEM ERA DE CONDENAÇÃO. OS FILISTEUS VENCERIAM A BATALHA, E SAUL PERDERIA NÃO SÓ A BATALHA MAS TAMBÉM SUA VIDA E A DE SEUS FILHOS.
LOGO EM SEGUIDA, OS FILISTEUS E OS ISRAELITAS ENTRARAM EM CONFLITO EM UMA BATALHA NA PLANICE DE JEZREEL. OS FILISTEUS TIVERAM VANTAGEM NESSA BATALHA O QUE FORÇOU OS ISRAELITAS A FUGIR PARA AS MONTANHAS DE GILBOA. ALÍ OCORREU UMA GRANDE MATANÇA. OS TRES FILHOS DE SAUL: JONATAS, ABINADABE E MALQUISUA FORAM MORTOS NAQUELA BATALHA. SAUL VENDO QUE A BATALHA ESTAVA PERDIDA, E TEMENDO CAIR NAS MÃOS DO INIMIGO ONDE PROVAVELMENTE SERIA TORTURADO E MORTO, PEDIU PARA QUE SEU ESCUDEIRO LHE TIRASSE A VIDA. PORÉM O ESCUDEIRO SE RECUSOU A MATAR SAUL. SAUL ENTÃO DECIDIU TIRAR SUA PROPRIA VIDA, SE JOGANDO SOBRE SUA ESPADA, E ASSIM O REINADO DE SAUL CHEGOU AO FIM, E SUA FAMILIA NÃO MAIS FEZ PARTE NA MONARQUIA DE ISRAEL.
0 Comentários