Quem foi o rei Roboão na Bíblia? Conheça a história do rei Roboão

 


Roboão foi o filho de Salomão, o sábio rei de Israel, que construiu o templo de Deus em Jerusalém.

Roboão não seguiu os conselhos de seu pai e acabou dividindo o reino em duas partes: Israel e Judá. Vamos ver como isso aconteceu e o que podemos aprender com essa história.

Roboão se tornou rei depois da morte de Salomão, mas ele não tinha a mesma sabedoria e humildade do seu pai. Ele era orgulhoso e arrogante, e não ouvia as pessoas que tinham mais experiência do que ele. Quando ele foi coroado em Siquém, uma cidade do norte de Israel, os representantes das dez tribos que viviam ali foram até ele e pediram que ele aliviasse os impostos e os trabalhos forçados que Salomão havia imposto sobre eles. Eles disseram: "Seja bondoso conosco, e nós seremos seus súditos fiéis".

Roboão pediu três dias para pensar na resposta. Ele primeiro consultou os anciãos que haviam servido a Salomão, e eles lhe deram um bom conselho: "Se você for gentil e atencioso com esse povo, e lhes der uma resposta favorável, eles serão seus servos para sempre". Mas Roboão não gostou dessa resposta. Ele achou que era um sinal de fraqueza e que ele tinha que mostrar autoridade e poder. Então ele foi perguntar aos seus amigos de infância, que eram jovens como ele e não tinham experiência nem temor a Deus. Eles lhe deram um péssimo conselho: "Diga a esse povo: 'Meu pai fez vocês carregarem um jugo pesado, mas eu vou torná-lo ainda mais pesado. Meu pai os castigou com chicotes, mas eu vou castigá-los com escorpiões'".

No terceiro dia, Roboão deu a sua resposta aos representantes das dez tribos. Ele repetiu as palavras duras e cruéis dos seus amigos, sem se importar com as consequências. Ele pensou que assim ele iria impor respeito e obediência, mas ele só conseguiu provocar revolta e rebelião. O povo ficou indignado com a atitude de Roboão e disse: "Que temos nós em comum com Davi? Não temos parte alguma com esse filho de Jessé! Voltem para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi!". E assim eles se separaram de Roboão e escolheram Jeroboão, um dos antigos oficiais de Salomão, como seu novo rei. Apenas as tribos de Judá e Benjamim permaneceram fiéis a Roboão.

Roboão tentou reconquistar as dez tribos à força, mas Deus enviou um profeta chamado Semaías para lhe dizer que aquela divisão era da vontade dele e que ele não deveria lutar contra os seus irmãos. Roboão obedeceu a essa ordem, mas ele não se arrependeu do seu erro nem buscou a Deus de todo o coração. Ele continuou sendo um rei mau e idólatra, que levou o povo de Judá a se afastar de Deus e a adorar outros deuses falsos. Ele também enfrentou muitas guerras e invasões dos seus inimigos, como o Egito e Israel. Ele reinou por 17 anos e depois morreu, deixando o trono para seu filho Abias.

A história de Roboão nos ensina muitas lições importantes. 

A primeira é que devemos buscar a sabedoria de Deus e não confiar na nossa própria inteligência ou na opinião dos nossos amigos. A Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que quem pede a Deus com fé, ele dá generosamente. 

A segunda lição é que devemos ser humildes e servir aos outros com amor e bondade, e não com orgulho e violência. A Bíblia diz que quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado, e que o maior entre nós deve ser o servo de todos. 

A terceira lição é que devemos obedecer a Deus e guardar os seus mandamentos, e não nos desviar para seguir outros deuses. A Bíblia diz que quem ama a Deus guarda os seus mandamentos, e que ele abençoa aqueles que o seguem de todo o coração, mas castiga aqueles que o desprezam e o rejeitam.


Espero que vocês tenham gostado dessa história e que possam aplicar essas lições na sua vida. Lembrem-se de que Deus quer o nosso bem e que ele tem um plano para cada um de nós. Ele nos ama e quer nos dar sabedoria, humildade e obediência. Que Deus abençoe vocês! Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários